quinta-feira, 21 de junho de 2007

Linha nova - olho grego e pimentas

E o mais novo trabalho que estou fazendo, usando o tema do Olho Grego e das pimentas...

O Olho Grego é um antigo talismã contra a inveja e o mal olhado. O olho está simbolicamente ligado ao Sol, que é a força que afasta o mal. O olho grego, ou olho turco, tem sua origem mais conhecida nos países árabes, e migrou para os povos que tinham contato com eles, como Grécia, norte da África, etc. Ele está sempre ligado a proteção, a afastar a negatividade, e a "absorver" o mal olhado para ele, impedindo que atinja a pessoa...

A Pimenta é usada para atrair boa sorte, e a cor vermelha afasta o mal, a inveja e trás proteção.

É muito comum ver esses dois talismãs usados juntos, a pimenta e o olho grego...


E então, fiz este simpático enfeite para retrovisor de carro, usando esse simbolismo para proteger nossos veículos:

eu só estou com um probleminha... os olhos branquinhos refletem tanto o mal como a luz da câmera... e todos ficam um pouquinho desfocados... as pimentas tem cada uma cerca de 8 cm... contando com o olho, o pingente tem 13 cm.



E para uma proteção mais pessoal, broches:


Os broches tem 2,5 cm, e podem ser recheados com algodão de enchimento ou com ervas...









E para quem quer uma proteção mais vermelha...


O olho tem o mesmo tamanho dos outros, e a pimenta tem 7 cm... o comprimento total do broche fica em 10 cm.


Aqui, os três broches juntos (eles estão no peito de um sobretudo)

outras Deusinhas... em peças diferentes

Estou com outras duas apresentações das Deusinhas, além de chaveiro: móbiles tipo "espanta espírito", e enfeites para retrovisor de carro...


A estrela é uma estrela de cinco pontas perfeita: depois de recheada, ela fica arredondada e isso não é tão fácil de perceber. Mas para ser um símbolo de proteção eficiente, é uma informação importante.

Essa Deusinha tem uma figa na barriga, e micanças de vidro preto.
Ela é rosa pálido, uma cor bem discreta e bonita.

Vou pegar uma foto de outra dessas deusinhas para retrovisor, mas ela já está fazendo seu trabalho de proteger o carro do Edson e da Cecilia e não consegui ainda fotografa-la.







E o outro trabalho com as Deusinhas, o móbile:



São 3 Deusinhas de tema coordenado: neste caso, flores, folhas e folhas secas, indo do verde escuro até o amarelo.

Entre elas, o fio é coberto de miçangas de vidro e canutilhos, intercalado por contas de madeira. Tem uma argola de metal pra pendurar.

Kokopelli

"O nome de Kokopelli evoca muitos mitos e lendas. Todas as histórias concordam numa coisa: ele tocava a Flauta Índia. Dizia-se que sua música trazia fertilidade para a Terra e o Povo. A zona onde ele era cultuado, que vai do sul do méxico às regiões do sul do Colorado, é marcada por pedras com a imagem de um flautista corcunda. Sua vida era contada com tintas coloridas ao redor de muitas Fogueiras de Conselho, e preces em seu louvor eram entoadas em inúmeros Kivas."

Jamie Sams, As Cartas do Caminho Sagrado




Kokopelli é uma divindade de fertilidade, ligado a agricultura, ao nascimento, e ao mesmo tempo é um trickster, o espírito da música e das chuvas.


Este é um lado do boneco do Kokopelli que estou fazendo. Ele tem 26 cm, e tem lantejoulas e miçangas bordadas. Do jeito que está, pode ser usado como aplique para camisetas ou bolsas... hoje devo terminar de bordar no outro lado e construir o boneco.

Pode ser feito em outras cores, ou com outras decorações...